Banner

Estatísticas em Acidentes de Trânsito

Anualmente, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC, por meio do Sistema de Informações em Acidentes de Trânsito – SIAT, compila e divulga o quantitativo de acidentes de trânsito ocorridos na região urbana de Fortaleza, contabilizando vítimas e veículos envolvidos. O Anuário de Acidentes de Trânsito – Fortaleza é a publicação oficial que reúne as estatísticas e análises referentes à Segurança Viária em Fortaleza.

As publicações oficiais mais recentes da cidade de Fortaleza são:

  1. Anuário de Acidentes de Trânsito – Fortaleza 2015. Este documento contempla dados de acidentes e vítimas, tanto fatais como feridas, para o ano de 2015. (download Anuário Acidentes de Trânsito – Fortaleza 2015)
  2. Relatório Anual de Segurança Viária – Fortaleza 2016. Este documento contempla dados de acidentes e vítimas, tanto fatais como feridas, para o ano de 2016. (download Relatório Anual de Segurança Viária – Fortaleza 2016)

É importante fazer a seguinte diferenciação: Acidente de trânsito é definido como uma colisão ou qualquer impacto em uma via provocando morte, ferimento ou danos materiais (ABNT, 2015). Vítima de trânsito, por sua vez, refere-se a todo indivíduo ferido ou morto envolvido em um acidente de trânsito. O número de acidentes de trânsito envolvendo vítimas feridas ou fatais, portanto, tende a ser usualmente menor que o número de vítimas, dado que um acidente por ter mais de uma vítima de trânsito.