Banner

Prefeitura de Fortaleza e Bloomberg Philanthropies lançam campanha de alerta para motociclistas

A Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Bloomberg Philanthropies, lança uma campanha educativa de alerta para condutores de motocicletas sobre a importância do uso adequado do capacete. A intenção é levar mais informação a motociclistas sobre os riscos que a utilização inadequada ou o não uso do capacete pode provocar, principalmente o de morte, em caso de acidente. Cerca de 60% do total de pacientes vítimas do trânsito atendidos no Instituto Dr. José Frota, referência em traumatologia na Capital, são motociclistas. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (02/02), às 9h, no Paço Municipal.

Aliada à campanha educativa, operações ostensivas de fiscalização com foco neste público serão contínuas em áreas onde é registrada alta incidência de acidentes, com base em dados coletados pelo Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito de Fortaleza (SIAT). A força-tarefa será desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com os demais órgãos: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e Guarda Municipal.

Durante a mobilização, haverá ainda instrução sobre como utilizar corretamente esse equipamento, que é indispensável à vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso do capacete afivelado corretamente é capaz de reduzir em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances da vítima sofrer lesões graves na cabeça.

A Bloomberg Philanthropies tem apoiado os esforços da administração municipal para reduzir o número de acidentes através de um programa de segurança viária, a “Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária”. Em 2015 a capital cearense foi uma das dez cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte as ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.

Serviço
Lançamento da campanha educativa sobre o uso adequado do capacete
Local: Auditório do Paço Municipal – Rua São José, n° 1, Centro
Data: 02/02 (quinta-feira)
Horário: 9h