Banner

INICIATIVA BLOOMBERG

A Bloomberg Philanthropies através do programa “Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária” selecionou 10 cidades no mundo para receberem recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento e implantação de uma política de segurança no trânsito. Em 2015 a capital cearense foi uma das dez cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte as ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.

O grande objetivo da Iniciativa é reduzir a morbimortalidade no trânsito, centralizando esforços em fatores de risco já reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde: Beber e dirigir, excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança e cadeirinha para crianças, não uso e/ou não afivelamento do capacete. Para o contexto local de Fortaleza, foi adicionado o fator de risco de desrespeito ao pedestre, guiando as ações da Prefeitura de Fortaleza e dos parceiros envolvidos na mitigação desta problemática.

A Unifor conta com o apoio técnico da iniciativa na construção e manutenção do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza.